Projeto: A informática como ferramenta no processo de inclusão escolar


JUSTIFICATIVA
A informática tornou-se uma ferramenta importante na prática pedagógica por proporcionar tanto aos alunos quanto aos professores aulas mais dinâmicas, interativas, ensino/aprendizado melhor qualificado e mais produtivo, permitindo aos alunos maior participação e interesse quanto aos conteúdos ensinados, tornando-se também uma ferramenta atrativa, fundamental e altamente significativa no âmbito também da educação inclusiva.
Apesar da consciência sobre a importância da educação digital nos tempos atuais, ainda há dificuldade de enxergar a informática como ferramenta metodológica, talvez por falta de domínio ou conhecimento sobre como utilizá-la. Sendo também o seu acesso ainda limitado, principalmente para os deficientes. A proposta desse trabalho é apresentar a informática como ferramenta pedagógica no processo de ensino/aprendizado da leitura e escrita na educação inclusiva. Para isto, foi escolhida como atividade a elaboração de um livro de história criado pelos alunos com deficiência auditiva e visual.

Sabemos que incluir alunos com deficiencia em escolas regulares é lei e como toda lei deve ser cumprida. Mas por que isso ainda não acontece? Ou quando acontece de existir um aluno com deficiencia, por que ele é normalmente isolado do grupo? Alguns professores assumem querer, mas não saber lidar com a educação inclusiva e outros dizem estarem preocupados com o currículo e afirma não ter tempo para fazer a inclusão.

Nesse projeto, veremos que é possível cumprir o currículo e ensinar a leitura e a escrita aos alunos com ou sem deficiência. Para isso usaremos a informática como ferramenta de ensino/aprendizagem da alfabetização e fazendo a inclusão ao mesmo tempo.

OBJETIVOS
GERAL
Apresentar a informática como ferramenta didática no processo de aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos sem ou com deficiência auditiva e/ou visual.

ESPECÍFICOS
· Fazer com que os alunos da educação inclusiva acessem o computador e leiam ou ouçam a história infantil Dona Baratinha.
· Levantar hipóteses, reflexões e interpretação sobre a leitura.
· Fazer com que os alunos criem um novo livro de história, a partir da compreensão e do potencial criativo e lúdico de cada um deles.

METODOLOGIA

LIVRO DIGITAL
Para que os alunos possam acessar a história no computador, as imagens do livro original serão scanneadas e inseridas no programa do PowerPoint. Também serão gravadas e inseridas as vozes dos personagens no livro digital para que os alunos com deficiência visual acompanhem a história com a mesma emoção.

RECONTANDO A HISTÓRIA
Ao recontar e recriar a história, os alunos utilizam da criatividade, do lúdico, podendo fazer um link com as suas vivências, experiências e também com outras histórias.

A CRIAÇÃO DE UM NOVO LIVRO DE HISTÓRIA
Os alunos com deficiência auditiva serão orientados a escrever uma nova história no programa do Word. E os alunos com deficiência visual serão orientados a usar o programa de gravação para produzir um novo livro.  
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para a conclusão desse trabalho, será sugerido um evento para os autógrafos do livro de história produzido pelos alunos da educação inclusiva, mostrando que através dos conhecimentos tecnológicos, pedagógicos, de uma formação continuada por parte dos educadores e outros profissionais da educação (gestor, coordenador e orientador) é possível realizar um trabalho de inclusão, proporcionando um ensino e aprendizagem significativa, para que as pessoas com deficiência sintam-se capazes de produzir e evoluir como qualquer outro sujeito/ator no processo de produção do conhecimento, construtor e transformador da sua história (FREIRE, 1981). Com a realização desse trabalho foi possível perceber a informática como importante ferramenta metodológica na prática da educação inclusiva.
Relatei rapidamente uma experiência de intervenção usando a informática nesse processo bem sucedido! Caso deseje obter maiores informações poderá entrar em contato comigo por e-mail... ananda.andion@gmail.com


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